domingo, 9 de dezembro de 2012

Caminho para o Absoluto


A ciência se desenvolve mediante a construção de provas que ampliam a coerência interna do conhecimento teórico. Por maior que seja tal coerência interna, nunca é absoluta e tal conhecimento é sempre incompleto. Por maior que seja o edifício da ciência, seus alicerces estarão sempre no vazio devido a essa incapacidade da natureza humana de atingir o conhecimento absoluto.
Seria interessante, sustentar todo o conhecimento sobre a base de uma revelação divina, mas, para captar esse conhecimento fundamental precisaríamos estar fora do processo da vida, fora da Natureza e da História. Só de fora do tempo e do espaço é que se pode ter o conhecimento absoluto.
Entretanto, embora não possamos ligar o conhecimento a Deus na origem, podemos chegar ao conhecimento sobrenatural de Deus, ao conhecimento de Deus acima da natureza.  A religião tem, ao longo dos séculos, procurado produzir esse relacionamento com o absoluto estando nós limitados ao relativo.
Podemos transcender os limites da nossa natureza de conhecer concatenando aspectos limitados e chegar a falar com Deus. Mas, para isso, é preciso, antes, que Deus venha a este mundo e fale conosco, não como causa última e motor externo, mas, no meio da História. E Deus, de fato, se revela aqui e agora. Como Amor. Protegendo, motivando e conduzindo. Eu ainda não consigo falar a Ele, mas já consigo ouvir a Sua voz, sentir o Seu afeto, e segui-Lo.
Deus se revela aqui e agora entrando na História como Jesus Cristo. O sacrifício da Cruz é o axioma fundamental de um novo tipo de conhecimento. Jesus suporta em paz um sofrimento mortal porque tem uma fé sobrenatural na bondade do Pai, porque tem a esperança da vida eterna, porque quer trazer à prática cotidiana o amor de Deus por nós.
Esta verdade transcendente pode alcançar-nos ou não. Alcança-nos se recebemos a graça de nos unirmos a Jesus, de compartilharmos dessas três virtudes que nos põem em contato com o absoluto. Penetramos o conhecimento absoluto ao mesmo tempo em que descobrimos sua bondade absoluta.  A fé, a esperança e o amor são Jesus Cristo dentro de nós. São virtudes que nos tornam filhos de Deus, que ultrapassam as possibilidades da nossa natureza.
 A experiência de Cristo foi a experiência humana de dor, humilhação e morte.  Ao enfrentá-las, Jesus traz a este mundo o amor sobrenatural do Pai e o coloca ao alcance das nossas aspirações. O que era impossível se realizou. E agora se realiza no coração do cristão, tanto quanto se realiza no coração do Pai na criação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário